INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 21 de Julho de 2022 – Nos últimos três meses, a cultura de gergelim rendeu mais de 1 bilião de meticais aos camponeses da localidade de Chirera, no distrito de Mossurize, a sul da província de Manica. Com a produção e comercialização daquela cultura de rendimento, a vida das famílias camponesas daquele ponto da província vai a mudar gradualmente, construindo casas condignas e adquirindo viaturas, entre outros bens.
De acordo com as autoridades governamentais, nos últimos três meses, foi contabilizada a saída de 487 camiões-cavalo, transportando, cada um, 30 toneladas de gergelim, para os portos da Beira e Nacala.
Visivelmente satisfeita com a produção, a Governadora de Manica, Francisca Tomás, avançou que – com o capital financeiro a circular na região – era aposta do executivo de Manica fazer, a curto prazo, o ordenamento territorial da sede da localidade de Chirera, com vista a responder ao desenvolvimento.
Esta região, situada na linha da fronteira com Zimbabwe, também é rica na pecuária, destacando-se bovinos e caprinos, que complementam a agricultura. Aliás, as trocas comerciais fluem entre os dois povos, o que propicia a realização de feiras agropecuárias e semi-industriais entre as partes. (Pedro Tawanda, em Manica para IMN)