INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 22 de Julho de 2022 – O Departamento de Mercados e Gestão de Reservas, do Banco de Moçambique (BM) comunicou nesta sexta-feira (22) através de uma nota com o número de referência – 038/MCI/2022 e assinada pelo respectivo Director, Carlos João Baptista, que o Banco Standard Bank Moçambique, SA estava impedido de participar no Mercado Cambial Interbancário (MCI).
De acordo com o BM, a decisão decorre do facto de o banco central constatar, ao longo do acompanhamento que faz daquela instituição financeira, desde Julho de 2021, evidências de persistência de graves irregularidades que ditaram o seu impedimento, em vigor nos últimos doze meses, não obstante algumas melhorias.
Conforme consta da nota, o BM diz que o Standard Bank Moçambique, SA continua autorizado a realizar actividades cambiais de conversão de moeda estrangeira com o público, devendo, para efeito, usar a taxa de câmbio de referência publicada pelo Banco de Moçambique (BM), pois embora continue impedido de participar no MCI, por um período de até um ano, com efeitos a partir de 24 de Julho de 2022 (domingo). (INTEGRITY)