Através do programa de Combate à Malária com Mudança Social e de Comportamento (FMSBC), a USAID estabelecerá parcerias com o Governo de Moçambique, ONGs locais e organizações comunitárias para apoiar as suas intervenções de mudança de comportamento social (MSC) contra a malária. As actividades do programa irão promover a utilização de redes tratadas com insecticida, ensinar a cuidar e a manter as redes, encorajar os pais a tratar as crianças com febre e promover o tratamento preventivo da malária na gravidez. Para além de promover melhores práticas, o programa irá reforçar a capacidade das organizações locais.
A Directora da Missão da USAID, Helen Pataki, disse: “Este prémio de FMSBC não só reduzirá o fardo desta doença mortal, como também lançará as sementes de uma mudança duradoura através do desenvolvimento de capacidades a nível local. Cada rede entregue, cada teste efectuado, cada vida salva é um testemunho do compromisso do Governo dos E.U.A. de construir comunidades mais saudáveis, resilientes e livres de malária em Moçambique.”
Através da Iniciativa Presidencial contra a Malária (PMI) do Governo dos E.U.A., a USAID irá investir mais de 17 milhões de dólares neste programa de mudança de comportamento social contra a malária durante os próximos cinco anos. O programa será implementado pela Universidade Johns Hopkins, em nome do Centro de Programas de Comunicação da Escola de Saúde Pública Bloomberg (JHU CCP).
O apoio ao programa da malária é uma componente essencial da assistência mais alargada do Governo dos E.U.A. em Moçambique. Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 800 milhões de dólares em subsídios anuais para a saúde, desenvolvimento económico, apoio à sociedade civil e resposta humanitária.