Notice: Undefined index: weather_location in /home/integrit/public_html/wp-content/plugins/jnews-weather/class.jnews-weather.php on line 64
Inteligência dos EUA diz que avião do fundador do Wagner foi abatido por “explosão deliberada”

Inteligência dos EUA diz que avião do fundador do Wagner foi abatido por “explosão deliberada”

Autoridades norte-americanas afirmaram, numa avaliação preliminar de inteligência, que houve um “explosão deliberada” no jato privado que caiu na região de Tver, na Rússia, e matou 10 pessoas, incluindo o fundador do grupo mercenário russo Wagner, Yevgeny Prigozhin.

Segundo uma extensa matéria da agência estatal turca Anadolu, o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Patrick Ryder, disse num comunicado de imprensa que, baseado em fontes diferentes e informação análise, os Estados Unidos pensam que Prigozhin foi morto: “A nossa avaliação inicial é que ele provavelmente foi morto”.

Ryder também rejeitou comentar se acredita-se que havia uma bomba que explodiu dentro do avião. Quando perguntado pelos jornalistas se “o presidente russo, Vladimir Putin, estava por trás deste incidente”, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou: “Há muito pouco na Rússia em que Putin não esteja envolvido, mas não sei o suficiente para não permitir que eu dê uma resposta”.

Por outro lado, Putin abordou a morte de Prigozhin e recordou as suas contribuições para a luta contra o “regime” na Ucrânia: “Sabemos e recordamos isso, não esqueceremos”, disse ele. O presidente russo também disse que conhece Prigozhin desde os anos ´1990, mas que o homem cometeu “erros graves em sua vida” e que lidou com petróleo, gás, metais preciosos e pedras no exterior, especialmente na África, ganhando inimigos.

A agência de aviação russa Rosaviatsiya confirmou que o fundador do Wagner estava entre as pessoas mortas. Em canais de Telegram, foi sugerido que o avião foi abatido por sistemas de defesa do exército russo, mas essas alegações não são oficialmente confirmadas.

Imagens do trem de pouso da aeronave, que caiu a 3 km do ponto principal de impacto, geraram outras teorias, de que o avião foi explodido em voo.

A investigação preliminar do Comitê de Investigação sobre a queda do jato em Tver ainda está em andamento e levará algum tempo. (Aeroin.net)

Exit mobile version