INTEGRITY- MOÇAMBIQUE, 20 de Julho de 2022 – Os produtores de gergelim do sector familiar no distrito de Mavago, província do Niassa, esperam gerar 16 milhões de meticais até ao final de Agosto como resultado da venda de cerca de 402 toneladas da cultura da oleaginosa de gergelim.
Desde o início da comercialização dos excedentes da campanha passada, em Março passado, os produtores sediados no distrito de Mavago arrecadaram cerca de 6 milhões de meticais com a venda de 120 toneladas de gergelim, que é cultivado intensivamente no posto administrativo de M’saise.
A quantidade de oleaginosas vendidas pode ter um aumento significativo no próximo mês de Agosto, as autarquias locais de Mavago prevêem a comercialização de 402 toneladas de gergelim até ao final deste mês.
Cerca de 1.500 produtores do sector familiar estão envolvidos na produção de gergelim, principal matéria-prima para a fabricação de óleo de cozinha e para a avicultura nacional. As projecções iniciais apontam para uma arrecadação de receitas na ordem dos 16 milhões de meticais, menos 1 milhão do que os níveis de arrecadação alcançados na última campanha de marketing.
O ‘Notícias’ soube que alguns produtores de gergelim ainda estão colhendo. Além disso, pragas e doenças, bem como a entrada de animais como o elande nos campos, afectaram os volumes das colheitas.
Saíde Moemede, chefe do posto administrativo de M’saise, que revelou a informação, assegurou que chuvas irregulares, pragas e doenças e mesmo o elande não tinham afectado o plano de produzir cerca de 450 toneladas contra 395 no ano passado.
Referiu ainda que foram mobilizados 11 intervenientes para obter sucesso na campanha de comercialização agrícola em curso, contra sete no ano passado.
Moemede destacou as feiras agrícolas, no meio rural, e o actual preço de compra de cerca de 80 meticais por quilo como factores que contribuem para o sucesso da comercialização do gergelim.
“Com este montante, os produtores conseguem pagar os serviços e bens necessários, o que está a galvanizar o desenvolvimento local”, disse Moemede, sublinhando que o preço do gergelim estimulou o aumento da produção e produtividade agrícola naquela parte da província. (Reportagem da Rádio Moçambique)