No entanto, o presidente da República, Filipe Nyusi manifestou o interesse de Moçambique aumentar a formação de profissionais de saúde (técnicos e especialistas), que foi prontamente correspondido pela Cuba.
“O nosso país tem estado a formar muitos médicos e outros profissionais de saúde em diferentes fases, mas é preciso a especialização, e Cuba é uma referência mundial em termos de pessoal de saúde de alta qualidade e com altos valores e empenho, faremos isso olhando para as necessidades nacionais e atendendo as sensibilidades dos grupos que operam na área, incluindo respeitando a opinião ou o conselho da Ordem dos Médicos e outros, porque isso é fundamental para juntos caminharmos nessa área”, disse Nyusi.
Esta visita acontece 46 anos depois da última visita de um Presidente cubano, que aconteceu na cidade da Beira no centro de Moçambique, em 1977, aquando da chegada do Presidente Fidel Castro ao nosso país.
As relações históricas entre Moçambique e Cuba ganham um novo impulso com esta visita, essencialmente nas áreas tradicionais de cooperação entre os nossos dois países, nomeadamente a educação, saúde, turismo e segurança pública.
“Moçambique orgulha-se de ter quadros formados em diversas áreas em Cuba que hoje dão o seu contributo para o desenvolvimento e segurança do nosso belo país”, lembrou Nyusi.
As Relações entre Moçambique e Cuba vem desde período pós independência e muitos dos quadros do país na época tiveram diversas formações académicas naquele país da América Latina. (Nando Mabica)
Great website. Lots of useful information here. I look forward to the continuation.
I really like reading through a post that can make men and women think. Also thank you for allowing me to comment!