Cabo Delgado: Abatido vice-comandante das operações terroristas do ASWJ-Abu Kital

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 23 de agosto de 2023-Foi através de um comunicado de imprensa emitido nesta quarta-feira em Maputo e enviado à nossa redacção que o Ministério da Defesa Nacional (MDN) e o Estado Maior General do Exército, afirmam que na sequência das operações em curso de combate contra acções terroristas, as FADM e as Forças Amigas abateram o terrorista Abu Kital que ocupava a posição de vice-comandante das operações dos terroristas do grupo Al Sunna Wall Jammat (ASWJ) e adjunto de Ibin Omar, também conhecido por Abu Suraka.

De acordo com as FADM, na mesma operação foi posto fora de combate o terrorista Ali Mahando que, à semelhança do Abu Kital, ocupava importantes funções no seio do grupo terrorista. “Nesse exercício contínuo de combate aos terroristas, uma unidade motorizada das FADM que se encontrava integrada numa coluna militar com destino à Quiterajo, por volta das 08h e 30 minutos da última terça-feira (22.08), entrou numa emboscada inimiga e capotou numa ponteca tendo, de seguida, se incendiado, porém, os seus ocupantes saíram ilesos”.

As FADM dizem que continuam perenes na segurança e defesa de Moçambique e dos moçambicanos, no entanto, neste momento decorrem acções de recolha de mais informações de outras movimentações de integrantes que serão disponibilizadas oportunamente a todos órgãos de comunicação social.

Entretanto, informações na posse da “Integrity” indicam que um grupo de militares que se faziam transportar num veículo militar, foi emboscado na região entre Macomia e Muidumbe, onde os terroristas terão usado uma “bomba”, tendo todos perdido a vida no local. (O. Omar)

Exit mobile version