INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 20 de Julho de 2022 – O Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou, na segunda-feira (18), o político e Presidente do partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), Raúl Manuel Domingos, a Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da Santa Sé, no Vaticano. Em entrevista concedida à imprensa, nesta terça-feira (19), revelou que afinal já havia aceitado o convite há três meses, quando foi interpelado pelo Presidente para representar Moçambique junto daquele Estado.
Entretanto, de fontes internas e superiores do Partido Renamo, “Integrity” apurou que a ideia de tornar Raúl Domingos em Embaixador, já havia sido avançada por quadros séniores da Renamo, dentro do Projecto sobre o Governo Sombra, anunciado há meses por Ossufo Momade, Presidente da Perdiz, mas de acordo com fontes de “Integrity” a ideia não chegou a avançar. Os mentores da ideia do Governo Sombra da Renamo, pretendiam que Raúl Domingos, representasse aquela formação política a nível do espaço norte-americano.
Reagindo à nomeação, Mirko Manzoni, enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique e Presidente do Grupo de Contacto, através de uma declaração, disse que este acto demonstra que se estava a construir um país diferente, com paz e com um futuro próspero. (OZO)