BM registou no 1º semestre cerca de 349 reclamações de consumidores financeiros dos serviços bancários

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 16 de agosto de 2023-O Banco de Moçambique (BM) emitiu ontem um comunicado revelando o “ranking” das instituições financeiras que mais clientes reclamaram no 1º semestre de 2023.

Segundo o BM, os consumidores financeiros reclamaram contra 24 instituições financeiras. Entre as principais incidências estão: contas bancárias, Crédito, ATM, Central de Registos de Crédito, CECSP, Operações cambiais, POS, Cheque, moeda electrónica e seguros.

Na lista dos bancos com mais de um milhão de clientes em Moçambique, quem surge em destaque lugar no âmbito das reclamações dos consumidores financeiros, está o BCI com 57 reclamações e um peso total das reclamações de 16,3% e um índice de reclamações de 2,5%, devido a questões como conta bancária, crédito, ATM, CRC, CECSP, Cheque, moeda electrónica, operações cambiais e POS.

Já para os bancos com 200 mil a um milhão de clientes, “ranking de reclamações” é liderado pelo ABSA com 18 reclamações e um índice de 8,5%, seguido do Standard Bank com 28 reclamações e 5,2% do índice de reclamações e o Moza Banco aparece com 10 reclamações, um peso de reclamações de 2,9% e um índice de 4,4%, devido a questões como conta bancária, crédito, CRC, ATM, cheque, operações cambiais e CECSP.

Entretanto, entre as instituições de moeda electrónica quem recebeu mais reclamações no primeiro semestre foi o E-Mola com 15 reclamações, 4,3% do peso no total das reclamações e 0,3% do índice de reclamações. Em segundo está o M-Pesa com 10 reclamações, devido às transferências e moedas electrónicas.

De referir que no geral, o BM recebeu cerca de 349 reclamações no primeiro semestre de 2023, no âmbito do índice geral de reclamações do sistema financeiro, que lista dos bancos constam 24, devidos em função dos números de consumidores financeiros. (O. Omar)

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