INTEGRITY – MOÇAMBIQUE, 19 de Julho de 2022 – O anúncio da Tabela Salarial Única (TSU) pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF) na semana finda está a deixar os diferentes funcionários públicos em constante ebulição, frustração e descontentamento, principalmente para os funcionários públicos do sector castrense que ainda não sabem qual é a sua real situação na nova Reforma Salarial. E desta vez, a situação instalou-se no Ministério do Interior com os agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) que circulam de corredor em corredor a procura de perceber se foram contemplados ou não.
Porém, a situação já levou a Direcção Máxima do Ministério do Interior e do Comando-Geral PRM a pedido de cautela dos membros da PRM, porque a TSU divulgada beneficia apenas os funcionários de sectores comuns, deixando de lado o sector castrense. Entretanto, face ao cenário que assiste na PRM, foi emitida uma circular com o seguinte teor:
“Caros oficiais, sargentos e guardas:
Incumbe-me o Sr. Chefe do Departamento da Doutrina e Ética Policial apelar o seguinte:
Circula na rede social WhatsApp, incluindo neste grupo, uma suposta tabela salarial da PRM supostamente concebida no âmbito da TSU. Esta situação, pode causar agitação nos nossos membros e alterar o comportamento, bem como condicionar o cumprimento de tarefas policiais. Temos canais e órgãos oficiais, a quem compete a divulgação deste tipo de informações a tempo oportuno.
De acordo com as informações tornadas públicas em decreto, apenas temos a tabela salarial dos funcionários públicos comuns composta por 21 níveis e 3 escalões (C, B e A). De lembrar que a tabela das FDS, de acordo com a lei da TSU, possui 18 níveis e 2 escalões (B e A).
O departamento da Doutrina e Ética, desencoraja quaisquer tipo de especulação e tendências de manipulação da mente dos nossos bons polícias que dia a pós dia estão engajados na luta contra o crime.
Queremos aproveitar esta plataforma, para apelar a calma e serenidade, pois estamos certos de que no momento oportuno, seremos comunicados da tabela salarial. Mais uma vez, mantenhamos a disciplina, a ética e o civismo que sempre foram características da nossa corporação. Não podemos veicular informações que pela sua natureza podem distrair os nossos membros do principal foco.” (Omardine Omar)