INTEGRITY, MOÇAMBIQUE-18/07/2022 – A Agência Internacional de Energia garante que Angola vai tornar-se no maior produtor de petróleo bruto da África Austral, e pode ser uma base para as energias renováveis, através de investimentos e medidas de apoio ao sector. O governo angolano está a favorecer o investimento no sector energético para expandir a produção.
“Estamos a contar com a produção de base existente e com o desenvolvimento dos campos marginais e a exploração de áreas de desenvolvimento. E, claro, se esse sucesso acontecer, esperamos aumentar a produção acima de 1.100.000 barris de petróleo por dia”, afirmou Paulino Jerónimo, presidente da Direcção da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
Nos últimos anos, o governo angolano adoptou uma abordagem mais flexível ao nível da fiscalidade e da regulamentação. A empresa francesa Total Energies é o maior produtor de petróleo e gás no país. Está presente em Angola há quase sete décadas.
“Temos investido muito. Temos agora uma posição de liderança em Angola, representamos 45% da produção do país. É uma das nossas maiores filiais desde que atingimos as seis plataformas petrolíferas, seis grandes navios que produzem em profundidades de água entre os 1500 e os 2000 metros”, sublinhou Olivier Jouny, diretor da Total Energies Angola.
A ExxonMobil é outra das grandes empresas do sector em Angola, presente há mais de um quarto de século. “Temos aqui a maior operação em águas profundas da nossa empresa. É muito importante ter estabilidade, estabilidade fiscal, jurídica e regulamentar. Angola tem sido capaz de oferecer essa estabilidade desde que estamos aqui”, contou Melissa Bond, diretora da Exxon-Mobil Angola. – Euro News