A data foi decidida pela juíza federal Aileen Cannon, responsável do Tribunal Federal de Fort Pierce, na Florida, e é um compromisso entre os requerimentos das partes.
Os advogados de defesa tinham solicitado que o julgamento decorresse depois das eleições, enquanto os procuradores pretendiam que se realizasse já em dezembro de 2023. Trump é acusado de guardar dezenas de dossiers com informações classificadas na sua casa de Mar a Lago, na Florida, onde foram encontrados durante buscas do FBI. Declarou-se inocente.
A manter-se a data, este julgamento, cujas audições estão previstas para durar pelo menos um mês, irá decorrer em plenas primárias para a nomeação do candidato republicano às eleições de novembro, que deverá culminar na Convenção Nacional do partido, marcada para os dias 15 a 18 de julho de 2024.
O calendário de 2024 não dará descanso ao ex-Presidente, de 77 anos. Desde janeiro estarão a decorrer diversos caucus e primárias do Partido Republicano para a eleição de delegados à Convenção Nacional. Nestas datas destaca-se a decisiva Super Terça-Feira, marcada para 5 de março.
Vinte dias depois, a 25, terá início o primeiro grande processo contra Trump, em Nova Iorque. Em causa estarão dezenas de acusações estaduais pelo alegado pagamento de subornos à atriz de filmes para adultos, Stormy Daniels, para ela manter silêncio durante a campanha presidencial de 2016 sobre um caso com o empresário.
Munição para rivais
Os embates judiciais de Trump não se ficarão por aqui. O ex-Presidente deverá ter de comparecer perante um Grande Júri no âmbito da investigação aos motins de 6 de janeiro de 2021, quando centenas dos seus apoiantes invadiram o Capitólio para impedir a nomeação de Joe Biden como novo Presidente dos EUA. Alegadas tentativas de Trump e da sua equipa para interferir ou reverter os resultados eleitorais estão também incluídas no processo. A data de início deste julgamento ainda não está definida.
O ex-Presidente tem acusado o Departamento de Justiça dos EUA de interferência política e de tentar impedir a sua recandidatura e eventual reeleição. Os sucessivos processos são munição para os seus rivais e as acusações e condenações por diversos crimes irão marcar a campanha eleitoral, se o Partido Republicano vier a escolhê-lo de novo como candidato à presidência.
Donald Trump é, para já e por uma larga margem, o principal concorrente à nomeação e outros candidatos republicanos começaram a insistir que ele participe no próximo debate que os irá juntar a 23 de agosto na Fox News em Milwaukee.
Domingo passado, Trump afirmou em entrevista à Fox News, que não conta comparecer. “Quando se tem uma grande vantagem isso não se faz”, alegou. O seu principal opositor, Ron de Santis, governador da Florida, discordou. “Ninguém é titular da nomeação. Tem de ser merecida”, objectou esta quarta-feira em entrevista. Também Ronna McDaniel, diretora da Comissão Nacional do Partido Republicano, considerou que a ausência de Trump nos debates “seria um erro grave”.
Uma campanha “como o país nunca viu”
O jornal Washington Post lembrou ainda esta sexta-feira que a pressão judicial sobre Donald Trump está a sugar-lhe não só tempo e energia como dinheiro, advertindo que grande parte das verbas entregues pelos seus apoiantes para a campanha poderão ser desviadas para pagar as contas astronómicas com advogados e indemnizações que se têm vindo a acumular.
Pouco mais de metade dos montantes angariados no primeiro trimestre deste ano foi já para o Save America PAC, que tem gasto milhões em advogados representando Trump e os seus aliados em múltiplos processos, refere o artigo do Washington Post.
“O cerne da sua candidatura será o apelo para se manter em liberdade”, refere o jornal sobre o futuro imediato do ex-Presidente, antes de reconhecer que os seus apoiantes parecem ganhar força a cada revés.
“O que parece provável de vir a acontecer é uma campanha como o país nunca viu. Um candidato a braços com múltiplas acusações criminais ao mesmo tempo que ataca o Departamento da Justiça e os seus oponentes, dividindo-se entre comícios em vários estados para as primárias e salas de tribunal e gastando milhões de dólares dos seus apoiantes tanto em anúncios políticos como em despesas legais”, antecipa o Post.
Acordos e desaires.
Certo é que, o ex-Presidente procura de todas as formas livrar-se dos processos sem perder a face e sem ser sofrer condenações.
Por exemplo, hoje foi confirmado um acordo extrajudicial entre a defesa de Trump e a equipa de Michael Cohen, um dos seus ex-assessores, que acusava a Trump Organization de falta de pagamento de despesas deixando-lhe nas mãos contas avaliadas em 1.3 milhões de dólares.
O início deste julgamento estava marcado para a próxima segunda-feira.Os detalhes do acordo não foram ainda divulgados e poderão incluir determinações sobre eventuais testemunhos de Cohen contra Trump.
A decisão segue-se ao desaire sofrido há dois dias pelos advogados de Donald Trump, quando o juiz federal Lewis Kaplan, do Tribunal Federal de Manhattan, indeferiu o seu pedido para um novo julgamento ou revisão da indemnização por danos sofridos, no processo interposto pela jornalista e escritora E. Jean Carroll, que em 2022 acusou o empresário de abuso sexual cometido em 1996.
A condenação de Trump, em maio de 2022, considerou-o culpado de abuso e de difamação e decretou o pagamento a Carroll de uma indemnização de cinco milhões de dólares. A defesa do ex-Presidente alegou que esta era “excessiva”, uma vez que Trump não tinha chegado a ser considerado responsável pela violação.
Kaplan indeferiu o pedido de novo julgamento considerando que a conclusão do júri em 2022 não tinha produzido “um resultado gravemente errado” perante “provas abundantes”.
Carroll acusou entretanto Trump de a ter difamado em 2019, prejudicando a sua reputação. (RTP.PT)
You re so awesome! I don t believe I have read a single thing like that before.
Thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet someone with a little originality!
So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really..
I am truly thankful to the owner of this web site who has shared this fantastic piece of writing at at this place.
Thank you for great article. look forward to the continuation.<a href="https://www.clients1.google.com.py/url?sa=t
Great post Thank you. look forward to the continuation.-vox programm
Great information shared.eally enjoyed reading this post thank you author for sharing this post.FRIGG Daisy Natural Rubber Baby Pacifier | Made in Denmark | BPA-Free (Blush/Cream 0-6 Months) 2-Pack – Hot Deals
I appreciate you sharing this blog post.hanks Again. – girls hey dudes
Definitely what a great blog and instructive posts I definitely will bookmark your site.All the Best! .
The scenery you captured is simply breathtaking, thank you! look at this web-site