IMN-MOÇAMBIQUE, 13 de Julho de 2022 – O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Delegação da Província de Manica, pondera suspender 837 pensionistas por faltarem à prova de vida. A medida poderá entrar em vigor a partir da próxima sexta-feira, 15 de Julho de 2022, prazo de By Passe dado por aquela instituição para que os pensionistas se façam às delegações do INSS implantadas em vários distritos para fazerem a prova de vida, para a posterior continuarem a receber os seus subsídios.
De acordo com o substituto da delegada do INSS, em Manica, de Março a Junho de 2022 a sua instituição montou várias brigadas para fazerem provas de vida aos pensionistas, mas, curiosamente, os 837 não aderiram.
João Andicene avançou que a instituição tem vindo a contactar os pensionistas que não fizeram a prova de vida, porém, sem sucesso, e adverte que caso os visados não apareçam, até sexta-feira, o INSS poderá suspender os seus subsídios. De referir que o INSS, em Manica, tem no seu cadastro 6 439 pensionistas e destes 837 gazetaram à prova de vida. (Pedro Tawanda, em Manica para IMN)