IMN – MOÇAMBIQUE, 12 de Julho de 2022 – Localizado na segunda maior cidade moçambicana (Beira), o Grande Hotel foi uma instância hoteleira de luxo, que se situa na Avenida Mateus Sansão Muthemba a poucos metros do centro da cidade. A sua inauguração foi realizada em 1954. Esteve funcional entre os anos de 1955 e 1963. Após esse período, continuou sendo utilizado durante a década de 1960 como um centro de conferências.
Entre 1952 e 1963 nunca chegou a ter hóspedes suficiente para as suas ambições de lucro, ainda mais com uma guerra colonial que debilitou o sector do turismo. Acrescida à má gestão, o hotel acabou por ser desactivado, mas a piscina e a sala de conferências continuaram activas. O último grande evento que ali foi realizado foi uma festa de fim do ano de 1980 para 1981, depois foi-se transformando gradualmente em ruínas.
O projecto (da autoria do arquitecto José Porto) tinha como objectivo dinamizar o turismo em toda a região centro da então colónia portuguesa. No entanto, nunca teve o sucesso esperado e, após a independência, foi sendo progressivamente ocupado por milhares de refugiados de guerra entre (1977-1992).
O grande Hotel está numa área abandonada, num terreno ocupado por mato e capim, onde as casas de famílias compõem a vizinhança. Que medidas devem ser tomadas por parte das autoridades locais e centrais? – Onélio Luís