Copyright: Carlos Serra, Ambientalista
IMN-MOÇAMBIQUE, 12 de Julho de 2022 – Quatro hienas chegaram esta terça-feira (12) ao Parque Nacional de Gorongosa, na província de Sofala, para reforçarem a população da espécie naquela área de conservação que tem recebe anualmente muitos turistas, entre nacionais e estrangeiros.
“Momento histórico no Parque Nacional da Gorongosa 4 hienas chegaram hoje, dia 12 de Julho, pelas 12 horas, ao Chitengo, devidamente acompanhadas pelo pessoal veterinário e encaminhadas para o primeiro abrigo de adaptação antes da sua libertação na área de conservação”, lê-se na página do ambientalista Carlos Serra, que presenciou a chegada dos animais.
Recorde que os primeiros esforços para restaurar a fauna bravia começaram em 1994 (dois anos após o fim da guerra civil) quando o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) iniciou trabalhos num plano de reabilitação a longo termo.
O Parque Nacional da Gorongosa, com um pouco mais de 4000 km², inclui o vale e parte dos planaltos circundantes. Os rios que nascem no vizinho Monte Gorongosa, que atinge os 1.863 metros de altura, irrigam a planície. – Integrity