IMN – MOÇAMBIQUE, 12 de Julho de 2022 – A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), emitiu uma exortação para os consumidores e Agentes económicos alertando sobre os perigos que correm ao vender ou consumir os ovos Kinder surprise e chocolates com 20g por conter salmonela, uma bactéria pertencente à família “Enterobacteriaceae” e que segundo especialistas, pode causar intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
De acordo com o INAE, a descoberta desta bactéria foi no âmbito da verificação da qualidade dos produtos a serem comercializados no país, tomamos conhecimento da informação segundo a qual a fabricante de chocolates Ferrero está a proceder a recolha do Ovos Kinder Surprise por conter salmonela o que os torna nocivos à saúde publica.
A INAE avança que, como medida cautelar, foi lançado um alerta para a retirada imediata do mesmo produto, em consequência do resultado positivo para salmonela, cujo consumo gera sintomas que podem incluir diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vómitos e febre. Assim, “exorta-se a todos agentes económicos e consumidores para não adquirir produtos Kinder- chocolate com 20g ou ovos de três embalagens com datas de validade entre 11 de julho e 7 de outubro de 2022.”
Conforme consta da nota da INAE, aos agentes económicos, especificamente, alerta-se para declarar junto às entidades inspectivas sobre a existência de produtos Kinder, com as datas de validade em causa, para efeitos do tratamento adequado do assunto. Aos consumidores, solicita-se que denunciem através da linha de denúncias da INAE, a comercialização de produtos afectados pela medida, conforme as datas de validade detectadas.
Deste modo, a Inspecção Nacional das Actividades Económicas, orienta para quem tenha adquirido os produtos acima para declarar de imediato a sua existência junto às autoridades competentes (Delegação da INAE mais próxima) com vista a salvaguardar o bem-estar do consumidor, e/ou através da Linha: 1464, ou emails, sobre actividades económicas: reclamaçõ[email protected] ou sobre INAE: [email protected]. (Integrity)