IMN- MOÇAMBIQUE, 12 de Julho de 2022 – Para além do terrorismo, as famílias do bairro Xinavane, no distrito de Macomia, já se devem esquivar dos elefantes, e tudo indica que aqueles paquidermes, também, estão em guerra declarada com os homens.
Um elefante matou quatro pessoas deslocadas, no bairro Xinavane, arredores da vila de Macomia, no centro de Cabo Delgado, na manhã do último sábado, 9 de Julho. Uma outra pessoa ficou gravemente ferida.
As vítimas encontravam-se a cortar capim para cobertura das suas casas, por volta das 7 horas, numa zona não distante do bairro Xinavane, de repente apareceu um elefante e começou a perseguir e morto quatro pessoas, disseram fontes locais.
As mesmas acrescentaram que as outras que estavam do outro lado, quando se aperceberam da situação, puseram-se em fuga até à aldeia, tendo informado as autoridades locais, que de imediato informaram, também, aos membros do governo do distrito.
Apesar disso, e de enorme contingente militar, não foi destacada uma unidade para matar o confuso animal, que depois dos desmandos regressou à mata. Ainda não foi identificado um caçador para eliminar o animal problemático, que, nesta segunda-feira, voltou a afugentar mulheres que iam à machamba.
As famílias locais, tanto como os deslocados já estão com medo de ir à busca de capim para cobrir as suas casas e pedem protecção das autoridades, argumentaram as fontes a Integrity Magazine.
No mês de Junho findo, o bairro Xinavane, acolheu muitas famílias, evacuadas do posto administrativo de Chai. Depois de reassentadas, estão a receber espaços para construção de seus abrigos na base de capim e estacas nativas. O esforço é individual. (Mussa Yussuf, em Pemba para IMN)