As críticas à padronização da idade para reforma obrigatória em todas as áreas do sector público surgem de todos os lados. No último domingo (11.06), Hélder Martins, no seu estilo incisivo, disse que o executivo moçambicano cometeu o que chamou de “asneira”.
“Creio que o Governo vá ter o bom senso de perceber que fez uma grande asneira. E quando alguém percebe que fez asneira e corrige, isso é dignificante para essa entidade ou para essa pessoa, não é motivo de crítica”, entende o médico.
Segundo Hélder Martins, o Governo vê-se obrigado a tirar várias pessoas do aparelho do Estado, para dar emprego a milhares de novos formados, entretanto, com isso, estará a destruir o Serviço Nacional de Saúde.
“Imagino que tenham tido a ideia, que à primeira vista parece boa, mas não é, dizer: “vamos baixar a idade de reforma, vamos mandar uma série de gente para fora da Função Pública, para poder recrutar alguns desempregados. Simplesmente, esqueceram-se que, com isso, estão a fazer o assassinato do Serviço Nacional de Saúde”.
O especialista em Saúde pública há mais de quatro décadas chama a atenção para o facto de “os melhores irem para o privado, com 60 anos de idade; mesmo com 65 anos, não vão deixar de trabalhar.
Por isso Martins diz que a justificação do governo de que esta norma vai ajudar a baixar a folha salarial, explica que “não vai baixar nada, pode baixar a folha salarial dos funcionários no activo, mas não vai da despesa do Estado, porque o Estado é que lhes paga a reforma.”
O antigo dirigente defende que o Governo deve corrigir o erro, antes que o Serviço Nacional de Saúde esteja cheio de pessoas incompetentes.
A idade para a aposentação não pode ser a mesma em todas as áreas, diz Martins, ao sugerir áreas sensíveis, como saúde e educação, por exemplo, devem ter estatutos próprios.
“Em alguns países, a idade de reforma não é igual para toda a gente. Porque o professor universitário, o médico e outros profissionais tem estatutos específicos e muitos deles vão à reforma obrigatória com 70 anos.”
Lembre-se que a nova lei do sistema de segurança Social Obrigatória dos Funcionários e Agentes do Estado foi aprovado em definitivo pelo parlamento, em dezembro de 2021. (Jornal O País)
You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic.
I do not even understand how I ended up here but I assumed this publish used to be great
naturally like your web site however you need to take a look at the spelling on several of your posts.
A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again. Watch اینستاگرام فارسی جدید
I really like reading through a post that can make men and women think. Also thank you for allowing me to comment!
Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.
I just like the helpful information you provide in your articles
I like the efforts you have put in this regards for all the great content.
Thank you for great article. look forward to the continuation.-das perfekte dinner live kostenlos
It’s nice to see the best quality content from such sites.Bird Travel Backpack Carrier Cage for Small to Medium Size Bird Parakeet Budgies Cockatiel Space Capsule Clear Bubble Window with Stainless Steel Tray and Standing Perch (Large Black) – Hot Deals
We always follow your beautiful content I look forward to the continuation. – hey dudes kids
Good post! We will be linking to this particularly great post on our site.
lso thank you for allowing me to comment!.
Great post! Congratulations! learn this here now