Tráfico de vida selvagem: Detida em Nampula cidadã vietnamita apontada como “proprietária” da mercadoria apreendida na Tanzânia

Encontra-se detida a cidadã Vietnamita apontada como proprietária da mercadoria que continha produtos faunísticos de espécies de animais protegidos por lei. Segundo avança à "Zumbo FM Notícias", a referida cidadã foi detida na  quinta-feira (08.06), na Cidade de Nampula, pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).

A vietnamita é acusada de tráfico de produtos de vida selvagem e de espécies proibidas, que foram apreendidos no passado dia 27 de Maio do presente ano, no Aeroporto Internacional de Julius Nyerere,  em Dar-Es-Salam, Tanzânia, e que estavam  dissimulados em caixas contendo lagostas vivas com destino final a Malásia.

De acordo com o Porta-voz do SERNIC, Sumail Sabila, que falou em conferência de imprensa, nesta sexta-feira, 09 de Junho do ano em curso, na cidade de Pemba, afirmou que a mercadoria apreendida no Aeroporto de Dar-Es-Salam, “pertence a cidadã vietnamita e que a mesma teria oferecido um valor de 1 milhão de meticais aos funcionários envolvidos no escândalo, de modo a viabilizar a exportação da mercadoria com recurso a documentos falsos e uma empresa inexistente cujo nome denomina-se “Zein Mariscos, Lda”, supostamente domiciliada em Pemba.

“De referir que através da facilitação e conivência de um membro da PRM afecto ao Aeroporto Internacional de Pemba a mercadoria entrou no recinto do aeroporto transportada numa viatura directo para o avião, sem ter passado pelo processo de triagem e Raio X ou se quiser no Scanner instalado no respectivo aeroporto de Pemba”, revelou  o Porta-voz do SERNIC, Sumail Sabila.

Portanto, interrogada a cidadã vietnamita sobre a origem da mercadoria, distanciou-se das acusações e disse desconhecer a origem da mesma.

“Não, eu não sei, eu só vendo comida, eu trabalho há quatro anos a vender cerveja, eu não fiz aquilo, eu trabalho na loja e vendo cerveja e comida, eu não sei, tenho um amigo de Nampula que ajuda a vender roupa, cerveja e café”, refutou as acusações  a cidadã vietnamita.

A mercadoria apreendida pelas autoridades tanzanianas, continha 16 caixas com 166 pontas de marfim, 05 caixas com ossos de animais selvagens, 20 dentes e 65 garras de Leão. Vindos de Pemba, transportados no avião da LAM, no voo TM460 que fazia o  percurso Pemba a Dar-Es-Salam e em conexão com o caso já foram detidos oito funcionários públicos e diferentes sectores. (INTEGRITY/ZUMBO FM Notícias)

Exit mobile version