IMN-MOÇAMBIQUE, 12 de Julho de 2022 – O Ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago, anunciou a existência de 428 vagas para médicos de clínica geral, para colmatar o défice de técnicos superiores em saúde, que afecta o sector que dirige. A medida visa reduzir de 12 para 17 o número de médicos em cada 10 mil moçambicanos, ainda no presente ano.
Armindo Daniel Tiago afirmou que com a contratação daqueles técnicos de saúde, o Governo moçambicano estará a prover melhores serviços de saúde à população “com vista a garantir a implantação do plano acelerado de profissionais de saúde, aumentar o número de unidades sanitárias com critérios para a formação, sobretudo, de médicos especialistas, apesar dos constrangimentos que aqui nos desafiam a acelerar o passo, apraz-nos comunicar a contratação de 6 mil e 77 vagas de profissionais de saúde no presente ano, dos quais 428 para médicos de clínica geral” sublinhou Tiago.
O Ministro da Saúde comunicou, ainda, que está em curso o apetrechamento de serviços de cuidados especiais, em unidades sanitárias de referência no país, com material cirúrgico de alta tecnologia e que para tal o governo e parceiros do sector de saúde moçambicano despenderam 18 milhões de USD norte-americanos.
Entretanto, a sala de reanimação do Hospital Provincial de Chimoio (HPC), em Manica, já se beneficiou de um equipamento de tecnologia de ponta, avaliado em 600 mil USD norte-americanos e acções de género decorrem em todo o país. (Pedro Tawanda em Manica, para a Integrity)