IMN – MOÇAMBIQUE, 12 de Julho de 2022 – A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) completou dez anos desde que foi oficialmente criada pela Resolução 69/2011 de 29 de Dezembro, do Conselho de Ministros.
A BIOFUND é o primeiro fundo ambiental que mobiliza, aplica e gere recursos financeiros em benefício exclusivo da conservação da biodiversidade em Moçambique. O mesmo foi criado segundo os parâmetros da CFA (Conservation Finance Alliance), onde já prestou assinaláveis serviços à causa da conservação, justificando a decisão do Conselho de Ministros ao reconhecer, formalmente, a esta fundação o Estatuto de Utilidade Pública (através da Resolução 08/2012 de 13 de Abril). Até finais de 2021 a BIOFUND desembolsou para as Áreas de Conservação, mais de 12.7 milhões de USD.
As iniciativas de formação e treino, conduzidos e financiados pela BIOFUND, envolveram cerca de 150 pessoas, nas diferentes províncias do país e cerca de 37 000 pessoas em acções de sensibilização e educação ambiental.
O fundo de capitalização da BIOFUND (endowment) constituído a partir de doações da Cooperação Alemã através da KfW, do GEF, através do Banco Mundial, da AFD (França) e da Conservation International, atingiu os 58 milhões de USD, onde parte dos rendimentos do investimento do endowment são utilizados para os financiamentos que a BIOFUND realiza.
De acordo com a BIOFUND, embora estejam a respeitar o princípio de não promoção de grandes comemorações, o Conselho de Administração da Fundação decidiu levar a cabo algumas acções que assinalem condignamente esta importante efeméride, com início a 7 de Julho, na sua Décima Assembleia Geral.
As acções planificadas servem para assinalar os principais resultados e agradecer o apoio e contributo que a BIOFUND tem recebido por parte dos seus parceiros e da Comunidade da Conservação. (Integrity)