As autoridades Tanzanianas prenderam no sábado, 27 de maio de 2023, no aeroporto de Dar És Salam, chineses que transportavam quantidades enormes e não especificadas de caixas contendo caranguejos vivos e outras espécies proibidas supostamente pontas de marfim disfarçados e proveniente do Aeroporto de Pemba com destino a China.
Conforme comunicaram as autoridades políciais de Tanzania a sua congênere de Pemba, Cabo Delgado, Moçambique sobre esta apreensão. Os Chineses detidos na Tanzânia apontam as acusações para o Chefe Terminal de Carga da Linhas Áreas de Moçambique (LAM) em Cabo Delgado cujo a identidade não iremos revelar por presunção de inocência.
De acordo com fontes da Zumbo FM Notícias, na segunda-feira, 28 de Maio, os agentes da SERNIC detiveram no Aeroporto de Pemba, o Chefe de Terminal de Carga da Linhas Áreas de Moçambique (LAM) em Cabo Delgado por suspeita de envolvimento neste caso.
A Zumbo FM notícias soube de fontes bem posicionadas que o Chefe de Terminal de Carga da Linhas Áreas de Moçambique (LAM) em Cabo Delgado está detido numa das esquadras da Polícia da Cidade de Pemba.
A Zumbo FM Notícias sabe de fontes bem posicionadas que este caso foi remetido à Procuradoria Provincial em Cabo Delgado.
Segundo fontes da Zumbo FM Notícias, a Procuradoria Provincial de Cabo Delgado poderá convocar uma conferência nos próximos dias para falar sobre este caso que envolve supostamente o funcionário das Áreas Linhas Áreas de Moçambique e o tráfico de produto de vida selvagem.
A Zumbo FM Notícias tentou contactar a Linhas Áreas Linhas Áreas de Moçambique (LAM) tanto em Cabo Delgado como ao nível de Maputo sem sucesso.
A LAM é a entidade gestora da terminal de carga do Aeroporto Internacional de Pemba.
Recentemente, Fiscais do Parque Nacional das Quirimbas apreenderam cerca de 1 tonelada de caranguejo vivo carregados em 3 embarcações com destino a Pemba. Os mesmos foram devolvidos ao mar pelos Fiscais do Parque. (FONTE: ZUMBO FM)