Na sequência de dois cursos de TCCC realizados em Abril e Maio, 40 profissionais médicos moçambicanos obtiveram a certificação em TCCC. O curso de TCCC forneceu instruções sobre técnicas e estratégias baseadas em evidências, que salvam vidas, para fornecer os melhores cuidados de trauma no campo de batalha. Além disso, 42 soldados moçambicanos concluíram o curso de Salvamento em Combate (CLS) realizado em Maio. A formação de CLS prepara o pessoal não médico com as competências necessárias para salvar vidas até que o pessoal médico possa assumir o controlo. Instrutores moçambicanos certificados em TCCC conduziram os cursos de TCCC e CLS, com a orientação de formadores de TCCC dos E.U.A. financiados pelo DoS durante as cinco semanas de formação.
O programa de TCCC, sob a alçada do recém-criado Centro de Formação da NAEMT em Moçambique, formou mais de 50 profissionais de saúde, incluindo médicos e enfermeiros em cuidados de emergência de trauma.
O principal objectivo do programa de TCCC financiado pelos E.U.A. é melhorar as capacidades de tratamento de vítimas em combate através da formação prática directa em cuidados de emergência e do fornecimento de equipamento médico para garantir que o respectivo pessoal possa responder rapidamente a ferimentos graves. O Hospital Militar de Maputo é o primeiro e único centro de formação da NAEMT autorizado a ensinar o TCCC em Moçambique.