Entretanto, foi dos “dedos do PR” que os moçambicanos e o mundo ficaram a saber que “no âmbito do repovoamento do Parque Nacional de Zinave, alegra-me saber que o rinoceronte-fêmea que baptizei com o nome de ‘Princesa Inocente’ acaba de ter uma prima nascida de um rinoceronte-branco. Este novo rinoceronte irá contribuir na diversificação das espécies do parque.”
Prosseguindo, o Chefe do Estado informa que “ainda neste âmbito, em julho deste ano iremos receber mais dez rinocerontes, sendo cinco brancos e cinco pretos. É nossa obrigação lutar para a preservação da biodiversidade disseminando espécies em perigo de extinção.”
“Continuaremos empenhados em investir nos nossos parques de modo a incentivarmos o turismo do nosso belo Moçambique”, afirmou Filipe Nyusi. Importa referenciar que nos últimos Moçambique e seus parceiros tem feito um grande esforço para recuperar o ecossistema em termos de repovoamento e expansão das áreas de conservação, havendo bons exemplos como no Parque Nacional da Gorongosa, Niassa, Zinave, Limpopo, Maputo e Chimanimani, depois de um período tenebroso, onde figuras protegidas como “Boss Navarra” em Massingir e “Escobar de Mapulanguene” faziam e desfaziam, até que as Leis foram robustecidas e criminosos como os homens acima citados encontram-se na cadeia e outros já não se encontram no mundo. (O.O.)