INTEGRITY, Maputo, 23 de Maio de 2023 – A obra terá ainda uma sessão de apresentação no 53° Encontro do Clube do Livro, a ter lugar no dia 27 de Maio na Escola Secundária da Ponta-Gêa. A apresentação estará a cargo do coordenador-geral do Clube do Livro da Beira, Manuel Gimo José.
Sobre o livro, em nota de prefácio, o escritor moçambicano Alex Dau observa que “não se encontra um centro de gravidade temático nos poemas de Nasir Oldara Jhons Fortuna, temos a religião, o sofrimento, a peculiaridade da sua terra, o sofrimento e o amor, e este leque de assuntos mostra o potencial que existe no poeta de abraçar cada tema e desenvolvê-lo.
Os seus poemas por vezes criam o deleite quando divagamos embalados pelos seus versos e por vezes retraímo-nos em profundas reflexões do mundo injusto em que vivemos”. Portanto, é uma obra fruto de uma época de renascença do escritor. Nela, vê-se a inspiração momentânea na qual o escritor se sentiu mergulhado, da puberdade ao momento em que o julgamento poético busca a literatura como elemento primordial, para exaltar a paz, a liberdade, os sentimentos, as suas emoções e memórias, jazidas no passado e em coligação com o presente.
Nasir Oldara Jhons Fortuna é pseudónimo de Tsumbe Fortuna Muledzera, nascido em 1990, na cidade da Beira, província de Sofala. É escritor e actor de teatro desde a infância, tendo representado vários grupos renomados da cidade da Beira. Começou cedo a incorporar inconscientemente o mundo das artes, nomeadamente a música, o teatro e a literatura, influenciado pelos seus pais professores e pelas histórias à volta da fogueira.
O autor é também docente desde 2010 e actualmente dá aulas de língua portuguesa na Escola Secundária da Ponta-Gêa. É membro do Clube do Livro da Beira desde 2020, um grupo de jovens apaixonados pela literatura que desenvolve diversas actividades ligadas à arte literária. Clube do Livro da Beira é uma agremiação literária que se dedica à promoção e incentivo dos hábitos de leitura e escrita. Destaca-se pelos seus Encontros do Clube do Livro, em que reúne jovens em locais públicos para ler em conjunto e trocar impressões, e pela iniciativa “Poetas Ambulantes”, um sarau literário itinerante. – COMUNICADO