Segundo o Delegado político do MDM em Manica, Umberto Escova, os cidadãos Zimbabweano estão a serem introduzidos no país através das fronteiras com os distritos de Manica e Báruè e estão a ser recenseados nas vilas de Manica e Catandica, dois dos seis municípios onde vai decorrer as eleições autárquicas do presente ano na província de Manica.
Sem avançar dados fiáveis e números de indivíduos que já se recensear, Escova disse “os nossos fiscais já estão atentos a situação e nos próximos dias vamos apresentar o número de cidadãos zimbabueanos recrutados para se inscreverem em diversos postos de recenseamento eleitoral naqueles pontos da província de Manica.” Na ocasião, Umberto Escova advertiu que em caso de identificar tais indivíduos vai os levar à barra da justiça.
Sobre o caso de recenseamento do indivíduo de 15 anos de idade no bairro Hombwa, em Chimoio, na província de Manica, Umberto Escova disse que já lavraram uma monção de pedido de demissão contra o supervisor do posto de recenseamento, mas estranhamente, o documento ainda não foi deferido.
Umberto Escova falava na manhã desta terça-feira, 16 de maio de 2023, numa conferência de imprensa por ele convocada. (Pedro Tawanda, em Manica)