Governo dos E.U.A. amplia o apoio à ANE com novo projecto de reconstrução de estradas em Cabo Delgado

O Governo dos Estados Unidos, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), anunciou uma nova doação para apoiar o Governo de Moçambique (GRM) na construção de uma ponte e reparação de estradas na província de Cabo Delgado, a norte do país.

O objectivo deste projecto é a melhoria da estrada R698, que serve de corredor de circulação e transporte para as comunidades afectadas por desastres naturais e pela violência na região norte de Moçambique. As obras de construção incluirão melhoramentos pontuais, construção de estruturas de drenagem, bem como a construção de um centro de controlo de cargas. Este trabalho faz parte do compromisso mais alargado do Governo dos E.U.A. de trabalhar com Moçambique para alcançar a paz e a estabilidade no país, na região e no mundo através da Estratégia dos E.U.A. para Prevenir Conflitos e Promover a Estabilidade.

 

Os ataques e a ocupação territorial pelo ISIS-M resultaram em danos significativos e destruição de infra-estruturas, incluindo meios de transporte na província de Cabo Delgado. Com este novo acordo, a USAID irá alargar o seu apoio à Administração Nacional de Estradas do GRM (ANE) e ao Fundo de Estradas (FE). Este projecto irá melhorar a estrada R698 de modo a proporcionar uma estrada alternativa segura e de acesso secundário entre os distritos do sul e do norte de Cabo Delgado. A implementação desta actividade irá apoiar grandemente o acesso a bens, assistência humanitária, e recuperação pós-conflito.

 

A Directora da Missão da USAID, Helen Pataki, disse: ” Assentes numa relação histórica entre o Governo dos E.U.A. e a ANE, estas doações combinadas de 4,3 milhões de dólares são uma demonstração concreta do empenho do povo americano para com Moçambique. Estamos aqui hoje, como sinal do sucesso da nossa parceria bilateral no sector rodoviário.”

 

A USAID vai investir 2 milhões de dólares neste acordo ao longo dos próximos 2 anos. Este montante adiciona-se à doação anterior de 2,3 milhões de dólares concedida à ANE. O apoio a infra-estruturas é uma componente crítica da assistência mais ampla do Governo dos EUA em Moçambique. Em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 700 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica e apoiar o desenvolvimento global da nação. (NOTA INFORMATIVA)

Exit mobile version