IMN – MOÇAMBIQUE, 10 de Julho de 2022 – Bruno é um jovem moçambicano que devido aos “apertos” da vida, sente-se empurrado para o mundo do crime, concretamente raptos, e sofre amargamente as consequências da sua escolha. E quem interpreta esse personagem é Gil Alexandre.
Numa curta conversa que mantivemos com Gil Alexandre contou-nos como chegou ao “Resgate”, e o que fazia antes e qual é o estágio da sua vida particular após a participação no filme.
Antes Gil Alexandre trabalhava por trás das câmeras da Produtora Mahla Filmes, com reparação de viaturas, uma vez tendo a mecânica como a sua principal profissão. Mas o director, tendo visto as suas qualidades para o papel, o convidou para o elenco.
O filme foi estreado a 18 de Julho de 2019 em Moçambique, tendo lotado historicamente as poucas salas de exibição que ainda “sobrevivem” nas cidades de Maputo e Matola e, ainda foi exibido nas cidades de Nampula, Tete e Chimoio. Em 2020, Resgate foi estreado na maior plataforma mundial de filmes (Netflix) mais uma vez entrava para história como sendo o primeiro filme moçambicano a fazer parte da plataforma, sem contar com os prémios internacionais.
E os reconhecimentos não só se resumiram no filme, mas também se estenderam para o protagonista que conta-nos ter sido galardoado na Nigéria, mas que até hoje não teve como receber o prémio, porque sem uma justificação plausível viu a sua viagem cancelada.
Hoje, Gil Alexandre tenta novas oportunidades no cinema nacional e além fronteira, aliás, contou-nos que está de malas aviadas para África do Sul onde vai participar de uma longa-metragem, mas que ele não será o protagonista.
Acompanhe a entrevista em vídeo!