Em Chimoio, província de Manica, no posto de recenseamento eleitoral do Estaleiro Bambú, os brigadistas continuam a dar prioridade aos funcionários públicos em detrimento dos restantes cidadãos que se encontram nas filas desde madrugada. Em Alto Molócuè, a priorização dos funcionários do aparelho de Estado e conhecidos continua a dominar o recenseamento eleitoral em diversos postos, como por exemplo, na EPC Futuro Melhor. São funcionários oriundos de diversos sectores que passaram a ter prioridades no espaço de recenseamento, o que cria fúria aos cidadãos que se fazem às filas de recenseamento pela madrugada e acabam não conseguindo recensear-se.
No posto de recenseamento eleitoral da EPC Pista Velha, ainda em Alto Molócuè, verifica-se morosidade no atendimento devido à priorização aos funcionários públicos, a membros das células da Frelimo e a seus amigos. Até a tarde de hoje havia cidadãos que não se tinham conseguido recensear desde o dia em que arrancou o processo. Cansados, alguns cidadãos abandonam o local e recorrem a outros postos de recenseamento. Na Escola de Inhamidzua e no Instituto de Formação de Professores Primários, na cidade da Beira, os professores recebem prioridade para se recensearem.
Na Escola Primária Completa Gungunhana, cidade de Tete, cidadãos denunciam casos de corrupção e amiguismo no posto de recenseamento. No dizer dos entrevistados, os brigadistas do STAE e os fiscais dos partidos políticos, nas primeiras horas do dia, atendem a parentes seus ou a amigos, em detrimento daqueles que estiveram na fila desde a meia-noite. Afirmam que na sala onde decorre o recenseamento, por se tratar de secção pedagógica, há pessoas que fingem ser professores envergando uma bata, enquanto vão-se recensear. O supervisor desmente a existência de casos de corrupção.
Em Monapo, Nampula, os professores foram orientados a recensearem-se nas escolas onde trabalham. Porém, no posto da Escola Primária de Napala, os fiscais do partido Renamo não aceitam que isto aconteça e, por conta disso, houve uma agitação e troca de palavras entre o supervisor do posto de recenseamento e fiscal da Renamo. E, há indícios de que no mesmo posto os brigadistas são subornados pelos potenciais eleitores com vista a facilitação no registo. Por exemplo, recebem sacos de amendoim. Mas, mesmo assim, os cidadãos que subornam passam entre 2 e 3 dias sem conseguirem recensear-se, segundo apurámos de um eleitor que usou o mesmo esquema para conseguir o registo e o respectivo cartão de eleitoral.
Em Angoche, os eleitores denunciam que os brigadistas estão a dar prioridade de atendimento a seus conhecidos e professores. Naquela manhã nenhum dos eleitores que estavam na fila tinha sido atendido, nem os idosos e nem mulheres grávidas, apenas professores. (https://www.cipeleicoes.org/)
Wonderful post! We will be linking to this great article on our site. Keep up the great writing
Superb post however I was wanting to know if you could write a litte more on this topic? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more.
This was beautiful Admin. Thank you for your reflections.
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details. Watch live persian new year
There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
I m going to bookmark your web site and maintain checking for brand spanking new information.
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
It’s nice to see the best quality content from such sites.Live TV
A big thank you for your blog.Really looking forward to read more.-vox live sehen
Nice post. learn something new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis.Shinykings Wash
Wonderful post! We will be linking to this great article on our site. – boys hey dudes
very satisfying in terms of information thank you very much.
Thanks for sharing your knowledge, I’ve learned a lot! here