Notice: Undefined index: weather_location in /home/integrit/public_html/wp-content/plugins/jnews-weather/class.jnews-weather.php on line 64
Impressão de cartões na calada da noite: "STAE no Gúruè violou a Lei", confirma CPE da Zambézia

Impressão de cartões na calada da noite: “STAE no Gúruè violou a Lei”, confirma CPE da Zambézia

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 29 de Abril de 2023-Na noite da última quinta-feira (29), foi flagrada uma equipa de recenseadores do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), a imprimir cartões por volta das 22h, num armazém daquela instituição que conserva o material de recenseamento após o término diário do processo.

O facto que viralizou através de um vídeo nas redes sociais e em certos órgãos de Comunicação Social, foi denunciado pelo Director-adjunto do STAE no Conselho Autárquico da Cidade de Gúruè (CACG) à norte da Província da Zambézia.
Neste sábado, Domingos Baessa  disse à “Integrity” que uma equipa da Comissão Provincial de Eleições (CPE) da Zambézia, encabeçada pelo respectivo Presidente Provincial, fez-se ao Distrito autárquico de Gúruè para se inteirar do assunto, sendo que “do relatório que até esta manhã de sábado (29), estava a ser produzido, a equipa da CPE constatou ter havido violação da Lei”, revelou o  Director-adjunto do STAE em Gúruè, autarquia com 67 postos de recenseamento eleitoral.
A nossa fonte acrescentou que “o STAE já participou o caso a PRM através do seu Comando Distrital, e levaremos ao Tribunal”, garantiu Domingos Baessa.
Refira-se que, estas anomalias acontecem desde que arrancou o processo de recenseamento eleitoral nas autarquias da Zambézia, a começar pela não impressão de cartões de recenseamento, avarias constantes das máquinas e até abandono dos postos de recenseamento eleitoral por parte dos brigadistas do processo que  iniciou a 20 de Abril e vai até 03 de Junho próximo. (Gil Namelo, em Quelimane para à Integrity)
Exit mobile version