IMN-MOÇAMBIQUE, 08 de Julho de 2022 – O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe morreu nesta sexta-feira (8) depois de ter sido baleado durante um evento de campanha, informaram o canal público NHK e a agência de notícias Jiji. Abe foi atingido enquanto fazia um discurso em Nara, no oeste do país. Ele chegou a ser levado ao hospital.
“De acordo com uma fonte do PLD (Partido Liberal Democrata), o ex-primeiro-ministro Abe morreu em um hospital na cidade de Kashihara, na região de Nara, onde estava recebendo tratamento médico. Ele tinha 67 anos”, afirmou a NHK.
Imagens exibidas pela NHK mostraram Abe de pé em um palco quando um grande barulho é ouvido e é possível observar fumaça. Pouco depois, um homem foi imobilizado por agentes de segurança. Ele foi preso, e uma arma, apreendida.
O actual primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, repudiou o ataque.
— É um acto de barbárie durante a campanha eleitoral, que é a base da democracia, e é absolutamente imperdoável. Condeno este ato nos termos mais fortes — completou Kishida.
Shinzo Abe era o primeiro-ministro mais antigo do Japão, governou o país em 2006 por um ano, depois voltou ao poder entre 2012 e 2020. Ele é um conservador linha-dura que promoveu a revisão da constituição pacifista do Japão para reconhecer os militares do país e permaneceu politicamente relevante mesmo depois de deixar o cargo. (https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2022/07/ex-primeiro-ministro-japones-shinzo-abe-morre-apos-ataque-a-tiros-afirma-imprensa-local-cl5c8p21s00010168kprz24wd.html)