No relatório sobre a África subsaariana, divulgado hoje no âmbito dos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, que decorrem esta semana em Washington, o FMI apresenta várias tabelas com previsões para os principais indicadores económicos, nos quais estima que o rácio da dívida pública sobre o Produto Interno Bruto (PIB) suba de 76,1%, em 2022, para 102,8% este ano, e 103,1% no próximo ano.
Com exceção de Cabo Verde e da Eritreia, Moçambique é o país com o rácio da dívida pública sobre o PIB mais avultada de toda a região subsaariana, com quase o dobro da média da região, nos 55,5%.
O FMI defende que os países da África subsaariana devem melhorar a gestão financeira, conter a inflação, permitir ajustamentos cambiais e garantir que as alterações climáticas não afastam verbas das despesas básicas.
No relatório sobre a região, divulgado hoje no âmbito dos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, o Fundo elenca quatro prioridades para os governos africanos tentarem ultrapassar os desequilíbrios macroeconómicos num contexto de limitações no financiamento.
“Consolidar as finanças públicas e fortalecer a gestão financeira pública num contexto de difíceis condições de financiamento vai depender de uma contínua mobilização dos recursos, melhor gestão dos riscos orçamentais e uma gestão a dívida que tem de ser mais proativa”, escrevem os peritos do Fundo no relatório, que prevê um crescimento de 3,6% para a África subsaariana este ano e 4,2% em 2024, e que tem como título ‘O Grande Aperto no Financiamento’.
A segunda das quatro prioridades tem a ver com a inflação, que subiu para 105 no ano passado e deverá abrandar para cerca de metade este ano: “A política monetária tem de ser cautelosamente dirigida até a inflação estar firmemente numa trajetória descendente e em linha com as metas do banco central”, lê-se no relatório.
Permitir a flutuação da taxa de câmbio, e ao mesmo tempo mitigar os efeitos adversos na economia, “incluindo o aumento da inflação e da dívida devido a depreciações na moeda” é a terceira tarefa prioritária dos governos da África subsaariana, uma região onde o FMI tem em curso mais de 20 programas de assistência financeira, quase metade dos total dos 54 países da região.
O financiamento climático é a última das áreas prioritárias de ação, na qual o FMI defende que “as alterações climáticas e o financiamento para as combater e mitigar não devem afastar despesa das necessidades básicas”, exemplificando com a saúde e a educação. (LUSA)
Wonderful post! We will be linking to this great article on our site. Keep up the great writing
As I website owner I believe the content material here is really good appreciate it for your efforts.
A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.
I m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest. Watch bbcpersian
This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.
This was beautiful Admin. Thank you for your reflections.
I do not even understand how I ended up here but I assumed this publish used to be great
There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
lso thank you for allowing me to comment!.<a href="https://www.clients1.google.com.br/url?sa=t
very satisfying in terms of information thank you very much.-vox programm live
Definitely what a great blog and instructive posts I definitely will bookmark your site.All the Best! .KIEYYRYT Bird Toys with Cage Shredded Paper Toys Colorful Parrot Foraging Toys with Hanging Chewing Toys for Small Medium Parrot Parakeet Finch Budgerigar Conure Cockatiel and Lovebirds – Hot Deals
Good article with great ideas! Thank you for this important article. – boys hey dude shoes
Great post Thank you. look forward to the continuation.
Thanks for sharing your knowledge, I’ve learned a lot! you could try here