Cindy McCain é a nova Directora-executiva do PMA

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 08 de Abril de 2023-Cindy Lou McCain é a nova Directora-Executiva do Programa Mundial de Alimentação (PMA). A organização que trabalha em mais de 120 países ao redor do mundo e composto por uma equipa com mais de 23.500 trabalhadores humanitários que lutam para conter a fome no mundo, e principalmente, em países com imensas necessidades humanitárias e insegurança alimentar.

A nova Directora-executiva ascende a função numa altura em que a organização precisa de financiamentos para evitar os cortes no fornecimento de produtos alimentares para milhares de pessoas em países como Afeganistão, Somália, Sudão, Moçambique, Congo, Líbia, Nigéria, Síria, entre outros.

O PMA é uma das organizações humanitárias que mais apoia Moçambique, mobilizando recursos alimentares para garantir a alimentação de mais de um milhão de deslocados internos assolados pelos ataques terroristas em Cabo Delgado, Niassa e Nampula, assim como, pessoas vítimas desastres naturais em Sofala, Zambézia e outras províncias. Entretanto, espera-se que a nova Directora-executiva trabalhe arduamente com David Beasley, que nos últimos anos têm feito de tudo para devolver a esperança a milhares de crianças, mulheres, idosos e homens impossibilitados por diferentes razões de ordem natural e humana.

Dados colhidos pela “Integrity” indicam que Cindy Lou McCain, nasceu em Hensley, a 20 de Maio de 1954, é uma diplomata, empresária e humanitária americana desde 05 de Abril passou a exercer a função de Directora executiva do Programa Mundial de Alimentação (PMA). McCain actuou anteriormente como embaixadora dos EUA nas Agências das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura de 2021 a 2023. Ela é viúva do senador americano John McCain, do Arizona , que foi o candidato presidencial republicano em 2008.

McCain nasceu e foi criada em Phoenix, Arizona , e é filha do rico distribuidor de cerveja Jim Hensley . Depois de receber o bacharelado e o mestrado na University of Southern Califórnia , ela se tornou professora de educação especial . Ela se casou com John McCain em 1980, e o casal mudou-se para o Arizona em 1981, onde seu marido foi eleito para o Congresso dos Estados Unidos no ano seguinte e reeleito mais cinco vezes. O casal teve três filhos juntos, além de adotar outro. De 1988 a 1995, ela fundou e administrou uma organização sem fins lucrativos, a American Voluntary Medical Team, que organizava viagens de equipes médicas a áreas do terceiro mundo atingidas por desastres ou devastadas pela guerra.

Após a morte de seu pai em 2000, ela herdou o controle majoritário e tornou-se presidente da Hensley & Co. , uma das maiores distribuidoras de cerveja Anheuser-Busch nos Estados Unidos. Ela participou de ambas as campanhas presidenciais de seu marido e, em 2008, atraiu escrutínio positivo e negativo por sua aparência, comportamento, riqueza, hábitos de consumo e obrigações financeiras. Ela continuou a ser uma filantropa ativa e atuou nos conselhos da Operation Smile , Eastern Congo Initiative , CARE e HALO Trust , frequentemente fazendo viagens ao exterior em conjunto com suas atividades. Durante a década de 2010, ela se destacou na luta contra-tráfico humano . De 2017 até a morte dele no ano seguinte, ela lidou com a batalha do marido contra o glioblastoma .

McCain permaneceu visível na vida pública desde então. Ela fez um endosso entre partidos de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos . Ela foi nomeada embaixadora das Agências das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura pelo presidente Biden em junho de 2021 e confirmada pelo Senado em outubro de 2021. Grande parte de seu mandato nesse cargo se concentrou em lidar com a crise alimentar de 2022–2023 causada em grande parte pela crise de 2022 Invasão russa da Ucrânia. (INTEGRITY)

Exit mobile version