IMN – MOÇAMBIQUE, 07 de Julho de 2022 – Em vida respondia pelo nome de Selemani Masiya e residia no bairro Militar, na Cidade de Nampula, província do mesmo nome. Selemani foi assassinado na manhã desta Quinta-feira (07) no interior da sua residência que fica a escassos metros do Quartel e num condomínio bastante habitado.
Entretanto, quando eram cerca das 11 horas, o filho de 15 anos de idade, que regressava da escola, ao abrir a porta, deparou-se com o corpo do pai estatelado no chão, com sinais de violência extrema na cabeça e um corte no pescoço.
Segundo apuramos, de fontes fidedignas, Selemani Masiya ,que em vida foi um grande jogador de futebol, gozava do estatuto de refugiado há mais de uma década, depois de ter fugido dos olhares das autoridades ruandesas, na África do Sul, quando a equipa que representava se encontrava a competir naquele país. Chegando em Moçambique, adquiriu o estatuto de refugiado e jogou futebol para equipas locais da Cidade de Nampula, como ECMP e o Benfica.
No entanto, nos últimos anos vivia de apoios dos conterrâneos e não tinha uma actividade rentável, mas era um crítico da actual liderança de Kigali. Conforme apuramos, todos os opositores ou críticos do actual regime governamental do Ruanda, são mortos amarrados ou degolados. (Integrity)