Enterrem tudo quando poderem, menos o legado suspenso nos tomates do miúdo, porque esses tomates sempre estiveram no lugar. Não se acobardaram diante das investidas dos «Vampiros». Deixai os tomates, não os movimentai do lugar. Estas palavras ressoaram e inundaram as entranhas da minha mente, quando por intermédio de um Status de WhatsApp, tomei conhecimento da partida de um homem do povo, o Mano Azagaia.
Por muitos considerado herói, revolucionário na sua militância, mostrou-se capaz de ler a realidade da sociedade em que se encontrava, problematizá-la, reflectir e expor as suas ideias num estilo de música RAP, com uma maestria singular que lhe permitiu tocar as mentes e os segmentos da sociedade moçambicana sem reservas, porque também era conhecedor do «ABC do Preconceito», revelador das «Mentiras da Verdade» um verdadeiro combatente com coragem suficiente para desalojar ladrões, corruptos e assassinos, convocando o povo para a «Marcha», iluminando os seus concidadãos para a sua real vocação, de sujeitos construtores da história e donos do poder, por isso, incansavelmente dizia, «Povo no Poder», para que estes não «caíssem nas velhas histórias» de manipulações programadas.
Que desça a sua urna à terra dos eternos descansos, mas que os tomates fiquem à superfície, para que possam ser contemplados pela sua e «Minha Geração», até que um dia, os políticos e aqueles que almejarem converter-se à verdade e construir a dignidade humana, quererão alugar.
Queria gritar apenas «Povo no Poder», mas uma voz dentro de mim não poderia suprimir, menos sufocar aquela palavra de ordem: conservem os tomates no lugar, porque ai se conserva a coerência do engajamento de Azagaia. Nisso, lembrei-me do texto de Juma Aiuba, que descrevia os tomates e o tomateiro do Doutor Hélder Martins, mas este miúdo penso que entre as pernas não tinha tomates, mas repolhos tão grandes, tão grandes que o seu cortejo fúnebre, mobilizou agentes da Forças de Defesa e Segurança para impedir que atravessassem pela zona dos palácios onde residem os «Combatentes da Fortuna», porque poderiam destruir os edifícios e desencadear um Golpe de Estado, se o Estado fosse realidade, se não tivesse sido desintegrado com um punho que carregava uma caneta. A verdade é que morre o homem e ficam os tomates do tamanho de repolho que vão perdurar ao longo dos tempos, inspirando gerações de jovens em busca de referenciais para construir um Moçambique de paz e de justiça social, com o «Povo no poder».
Very nice blog post. I definitely love this site. Stick with it! .
This is my first time pay a quick visit at here and i am really happy to read everthing at one place
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
very informative articles or reviews at this time. Watch live tv bbc persian
Awesome! Its genuinely remarkable post I have got much clear idea regarding from this post
Great information shared.. really enjoyed reading this post thank you author for sharing this post .. appreciated
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
Very well presented.very quote was awesome and thanks for sharing the content.<a href="https://www.maps.google.st/url?sa=t
Thank you for great information. look forward to the continuation.-dmax 2ix16
Wonderful post! We will be linking to this great article on our site.Sweet Paws Perfect Paws Portable Dog Towel Lightweight
Some really excellent info Sword lily I detected this. – boys hey dude shoes
We always follow your beautiful content I look forward to the continuation.
You’ve captured an amazing moment, thanks for sharing! find more