A crise humanitária agravou-se em 2022 em Moçambique devido às violações dos direitos humanos registadas no conflito entre terroristas do autodenominado grupo Al-Shabab e as Forças de Defesa e Segurança do país, com a ajuda da missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e do Ruanda.
A conclusão é do Relatório do Estado dos Direitos Humanos no Mundo 2023, da Amnistia Internacional (AI) divulgado nesta terça-feira, 28.
O documento também destaca que os direitos à liberdade de reunião e de associação pacíficas foram reprimidos, ao mesmo tempo que uma nova lei de organizações não governamentais ameaça limitar o espaço cívico caso for aprovada.
“Grupos armados continuaram a incendiar aldeias, decapitar pessoas e sequestrar mulheres e meninas. Enquanto isso, as forças de segurança do Governo que operam na área também cometeram violações dos direitos humanos contra a população, incluindo desaparecimentos forçados, assédio e intimidação de civis e extorsão de pagamentos de comerciantes”, diz a AI, que enfatiza que os deslocados internos continuam a viver em condições deploráveis, com pouco acesso a alimentos, água e moradia.
Forças de Defesa e Segurança também violam direitos
O relatório é claro ao dizer que as ofensivas conjuntas contra grupos armados das forças moçambicanas, ruandesas e da Missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM) “não conseguiram acabar com a insurgência”, mas, ao contrário, “grupos armados se dispersaram e lançaram novas frentes de ataque em regiões anteriormente não afectadas, movendo-se para oeste e sul nas províncias de Niassa e Nampula.
A organização de defesa dos direitos humanos acusa os grupos armados de “cometeram crimes de guerra decapitando civis, sequestrando mulheres e meninas, saqueando e incendiando aldeia”, no relatório que apresenta vários exemplos.
Também do lado do Governo, a AI afirma que “as forças de segurança moçambicanas na província de Cabo Delgado raptaram e fizeram desaparecer à força comerciantes para fins de extorsão”, apresentando também vários casos.
O julgamento dos 19 acusados no escândalo das dívidas ocultas também mereceu referência no relatório, segundo o qual “expôs a traição da confiança pública e o abuso das instituições estatais para ganhos financeiros pessoais” e “a profundidade e amplitude das vulnerabilidades económicas, sociais e políticas a que o país esteve exposto durante os sucessivos governos da Frelimo”.
Os direitos à liberdade de reunião e associação pacíficas foram reprimidos ao mesmo tempo que há iniciativas legais para reduzir o espaço cívico em Moçambique, diz a AI.
“No dia 5 de Fevereiro, polícias fortemente armados e com cães impediram um grupo de jovens de realizar um protesto pacífico contra o pagamento de pedágios no anel viário de Maputo, a capital, tendo o líder do grupo, Clemente Carlos, sido preso e detido na 18ª Delegacia de Polícia, onde foi agredido física e verbalmente”, relata o documento, que também cita a repressão violenta de “um protesto pacífico de comerciantes no distrito de Gondola, província de Sofala, contra a sua expulsão, sem consulta e aviso adequado, por parte das autoridades municipais”, no dia 18 de Agosto.
A AI diz que a polícia usou munição real e atirou e feriu três manifestantes.
O relatório alerta que “no meio da crescente repressão”, o Governo moçambicano tenta aprovar uma nova lei relativa às organizações não governamentais “considerada uma ameaça à sociedade civil e à liberdade de associação” e conclui que as várias crises que o país atravessa provocam uma “desconfiança profunda” nas autoridades.
Thank you for great article. I look forward to the continuation.
Definitely what a great blog and instructive posts I definitely will bookmark your site.All the Best!
I m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest.
I m going to bookmark your web site and maintain checking for brand spanking new information. Watch bbc persian lıve
Also I ve shared your site in my social networks!
Pretty! This has been a really wonderful post. Many thanks for providing these details.
This is my first time pay a quick visit at here and i am really happy to read everthing at one place
I am truly thankful to the owner of this web site who has shared this fantastic piece of writing at at this place.
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will
Thank you for great information. look forward to the continuation.Live TV
Great website.ots of useful information here. look forward to the continuation.-das perfekte dinner live kostenlos
For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.CushZone Foot Rest for Under Desk at Work Adjustable Foam for Office Work Gaming Computer Gift Home Office Accessories Back
This was beautiful Admin.hank you for your reflections. – hey dude shoes
Some really excellent info I look forward to the continuation.
This scenery is definitely worth seeing, thank you! Visit Website