O lema não foi escolhido ao acaso: as mudanças climáticas têm contribuído para a alteração dos padrões de precipitação e a frequência de condições meteorológicas extremas, o que por sua vez, aumenta o risco de cheias e inundações, bem como a emergência de surtos de doenças transmitidas pela água, tais como a cólera, diarreias e malária. Esta condição é exacerbada pela ocupação desordenada da terra, planificação urbana precária, o que concorre para encerramento dos caminhos da água.
As inundações recentemente havidas no Distrito Boane, Província de Maputo, deixaram um rasto de destruição de infraestruturas e deixou um número elevado de desalojados, o que nos deixa uma séria reflexão sobre o impacto das Mudanças Climáticas na provisão dos serviços de ASH, planificação urbana e na gestão sanitária.
O ciclone Freddy causou inundações catastróficas tanto em Moçambique, como no Malawi – países que têm surtos graves de cólera – criando um risco agudo de exacerbação da propagação da doença.
Citando a Organização Mundial de Saúde (OMS), a WaterAid – Organização Não Governamental (ONG) que trabalha no sector de Água, Saneamento e Higiene (ASH) emitiu um aviso severo de que a actual crise de cólera é uma pandemia que põe em risco mais de um bilião de pessoas no mundo.
“Uma tempestade perfeita de alterações climáticas, conflitos e crises financeiras juntamente com as migrações criaram uma crise de cólera sem precedentes a nível global – provocando surtos em larga escala em países que, durante muitos anos, estiveram livres desta doença altamente contagiosa”, avança a organização, que actua em Moçambique desde 1995.
O aumento alarmante dos casos de cólera surge quando a Global Task Force for Cholera Control (GTFCC) adverte que o pior poderá estar ainda por vir. A modelização da GTFCC mostra que o crescimento populacional e a urbanização rápida e não planeada podem levar a uma duplicação dos casos de cólera nos próximos 20 anos, se não forem tomadas medidas urgentes.
Adam Garley, Director Nacional da WaterAid Moçambique disse: “os surtos tendem a seguir o ciclo anual da estação das chuvas e afectam desproporcionadamente as comunidades que não têm acesso ao saneamento básico e à água limpa. Nas áreas que se debatem com o actual surto, a falta de infraestruturas e de recursos para campanhas de educação e sensibilização para a saúde pública está a dificultar o controlo da propagação da doença. Tais crises são susceptíveis de ser agravadas pelas alterações climáticas à medida que os padrões pluviométricos se tornam cada vez mais intensos e imprevisíveis”.
Tal como a pandemia da Covid-19, o actual surto de cólera sublinha a necessidade urgente dos governos investirem em água, saneamento e comportamentos higiénico seguro. Estes três elementos essenciais, são a única solução, a longo prazo, para pôr fim a este ciclo dispendioso de doença e morte.
A melhoria do acesso aos serviços sustentáveis de água e saneamento não servirá apenas para controlar a cólera, mas também ajudará a parar a propagação de uma série de outras doenças transmitidas por via da água, tais como a diarreia, responsável por 20% das admissões hospitalares em Moçambique e que é a segunda principal causa de morte em crianças menores de cinco anos nos dois países (Moçambique e Malawi).
Este ano, as celebrações do Dia Mundial da Água tem o condão de coincidirem com o arranque, hoje, em Nova Iorque, EUA, da Conferência da ONU sobre Água, edição 2023.
As Nações Unidas reconhecem que, no mundo, biliões de pessoas ainda vivem sem água potável e saneamento geridos com segurança, embora o acesso à esses serviços tenha sido, há muito, definido em muitos países como um direito humano básico. A água e a pobreza estão intimamente ligadas. Sem água, não há desenvolvimento, e sem desenvolvimento, é impossível erradicar a pobreza.
Espera-se que esta Conferência adopte a Agenda de Acção para Água como um resultado principal, representando compromissos voluntários de países e partes interessadas para cumprir os objectivos e metas globais relacionados com a água.
A WaterAid faz-se representar por uma delegação que inclui Moçambique, África do Sul, Reino Unido e América. (Comunicado)
As I website owner I believe the content material here is really good appreciate it for your efforts.
I think the admin of this site is really working hard for his website since here every stuff is quality based data.
I like the efforts you have put in this regards for all the great content.
I just like the helpful information you provide in your articles Watch bbc persian news
Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.
I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.
I truly appreciate your technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list and will
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
Good post! We will be linking to this particularly great post on our site.
I very delighted to find this internet site on bing just what I was searching for as well saved to fav .
I do not even understand how I ended up here but I assumed this publish used to be great .<a href="https://www.images.google.ca/url?sa=t
lso thank you for allowing me to comment!.-tv pinto
For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.POPETPOP Canned Dog Food Canned Dog Food Canned Dog Food Canned Dog Food Ladle Pet Food Can Covers- Can Lids with Spoons for Dog and Cat Wet Food Universal Size Fit for Most of the Can Silicone – Hot Deals
This was beautiful Admin.hank you for your reflections. – hey dudes for girls
Great post Thank you. look forward to the continuation.
Great post! Congratulations! learn this here now